segunda-feira, 16 de julho de 2012

Preciso Aprender a ser Só - Gilberto Gil(Álbum: Compacto Simples - 1974)

Essa é uma das minhas canções favoritas de Gil.
A primeira vista parece se tratar de uma canção romântica, alguém que por conta de talvez uma desilusão amorosa "Precisa Aprender a ser Só", mas lendo e relendo, ouvindo e ouvindo novamente; Torna-se perceptível que a lição é outra e vai bem além...Essa canção que faz parte de um álbum Compacto simples lançado em 1974, se encaixa com perfeição no mundo em que vivemos.
A ideia que tenho é de que o visionário Gil, de alguma maneira conseguia já naquele tempo enxergar as dificuldades que cada individuo em especial nos dias de hoje enfrentariam em relação a sí próprios.

"Sabe, gente.
 É tanta coisa pra gente saber.
 O que cantar, como andar, onde ir.
 O que dizer, o que calar, a quem querer."


Parece que somos obrigados a ter um cronograma pronto de nossas vidas do início ao fim.
Somos cobrados a todo momento com olhares críticos de quem muitas das vezes não sabe o que se passa em nossas vidas, como pensamos e que já nos cobramos demais.

"Sabe, gente.
 É tanta coisa que eu fico sem jeito.
 Sou eu sozinho e esse nó no peito.
 Já desfeito em lágrimas que eu luto pra esconder."


O trecho acima deixa bem clara as frustrações e insucessos que temos, como nos cobramos, como buscamos mascarar isso e muitas das vezes enganar a nós mesmos buscando meras soluções paliativas.
Quando estamos só e nos colocamos a pensar, mil coisas passam ao mesmo tempo pela cabeça, aonde errei, o que houve...
Somos frutos do meio em que vivemos, muitas das vezes o insucesso não deve ser um fardo a ser carregado com culpa, não da para sempre viver a "síndrome de Atlas" que carrega sozinho nas costas o peso do Mundo.
Fatores externos por vezes implicam em muito nas nossas vidas...

"Sabe, gente.
 Eu sei que no fundo o problema é só da gente.
 E só do coração dizer não, quando a mente.
 Tenta nos levar pra casa do sofrer."


Sabemos por muitas vezes que não devemos nos martirizar, mas é difícil. Nesse trecho Gil deixa isso bem claro...

"E quando escutar um samba-canção.
 Assim como: "Eu preciso aprender a ser só".
 Reagir e ouvir o coração responder:
 "Eu preciso aprender a só ser."


O "Ser só", soa como "aceitar minhas diferenças, limitações, insucessos", saber que sou um ser único e assim como tantos tenho minhas mazelas, preciso estar bem comigo mesmo...

Gil, sempre Gil...


Nenhum comentário:

Postar um comentário