quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A internet e o tempo...

Talvez soe como paradoxal, mas...
Assumo que eu viveria bem sem isso aqui. Faço uso da internet em caráter profissional e pessoal, mantenho um blog, uso o msn e realizo pesquisas assim como britânicamente a cada manhã leio a maior quantidade de sites de jornais possíveis e assim fico a par do que anda rolando mundo afora.

Há quem veja a internet como o mal do Mundo, há quem veja como necessária à sobrevivência. Há quem use bem e há quem use mal.
Não acho que seja um mal, mas em excesso acaba por alienar sim, isso é um fato.
Informação a todo momento e em qualquer lugar. Tablets, Notebooks, celulares... Difícil ver alguém que hoje em dia não tenha acesso, mesmo que frequentando esporádicamente uma lan house.

A internet, como já dito, realmente permite que tenhamos uma visão mais abrangente do Mundo. Com apenas um "clique" conseguimos conhecer um pouco da cultura e hábitos dos mais diversos lugares, com a mesma facilidade de quem gira um globo e aponta com o dedo um determinado lugar no mapa.

Difícil... Muito difícil me habituar a essa globalização exacerbada. Sou retrô, saudosista; Assumo estar ainda preso em um passado distante, mesmo usando ferramantas modernas.
Vejo que com a internet a cada dia nos tornamos menos reais. Certos hábitos que vivenciei em minha infância já não são mais utilizados e cairam no esquecimento. Hoje em dia com facebooks, twitters, instagrans; As pessoas pouco se encontram. Para que sair de casa se há o msn? Para que ver um programa em família, ligar a Tv no domingo e almoçar juntos já que cada qual tem acesso ao Youtube(que eu volto a dizer que na minha opinião é o que de melhor o mundo virtual nos trouxe, mesmo que dessa vez o citando por um aspecto negativo) e lá se vê na íntegra tudo que antes se esperava ansioso para ver naquele horário, aquela empolgação...

O Mundo anda chato, muito chato... Vai chegar um momento em que seremos de fato engolidos por tanta informação e nos perderemos de nós mesmos. Esqueceremos a nossa essência e que um dia vivemos sem a internet. Fica cada vez mais distante a lembrança de que no passado nada disso existia e que viviamos, me arrisco a dizer que mais felizes do que hoje. Termos como "fake" não existiam, tinhamos a chance de realmente ver um pouco mais como era fulano ou ciclano, hoje em dia na internet cada um é o que quer ser, seja um super herói ou o ápice da mansidão e bondade; Onde muitas das vezes a verdade é bem diferente disso...
Todos os dias ao ligar meu notebook ou desktop em pergunto se ainda há alguma maneira me tornar alheio a tudo isso e voltar a viver aquela vidinha pacata, aonde vizinhos pediam xicáras de açucar, as crianças brincavam de pique pelas ruas, os encontros eram menos constantes mas reais e bem vivenciados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário