quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Propagando o tabagismo - Anos 80

Tudo começou errado, vamos ver se termina certo.
A intenção inicial era falar sobre o que hoje virou tendência e dita a "moda". Instagram, Twitter, Facebook... Tudo que a maioria das pessoas alegam ser "necessário à sobrevivência"; O que é claro eu discordo.

Comecei a pensar em publicidade, lembrar do que se via na TV em outros tempos... E cá estou mudando o foco e lembrando, assim como comparando, algumas propagandas que ainda hoje me lembro bem(E graças ao Youtube posso também rever).

Por vezes fecho os olhos e volto no tempo. A paixão pela publicidade, o que pesou muito pela escolha de uma graduação, é coisa antiga.
Me lembro de muito do que era produzido nos anos 80 e eu não perdia. Por vezes achava mais interessante ver as propagandas do que os programas.
As industrias fabricantes de cigarro tinham uma visão à frente do tempo. Conseguiam por meio de belas campanhas publicitárias realmente levar o público a querer viver a suposta sensação causada pelo cigarro, assim como mostrava uma diversidade muito grande e a preocupação em lançar marcas que criassem uma identidade com o "usuário"

As propagandas eram perfeitas. Cada marca ditando tendências, em meio a produções super bem elaboradas buscando atingir um nicho diferenciado:

- Hollywood - Era incrível ver aquela galera jovem, bonita, sempre em uma aventura radical, voando de asa delta... A trilha sonora também merecia destaque, bandas que faziam um grande sucesso na época como "Journey", dando um destaque para "Europe - The Final Countdown" que mesmo você não ligando o nome a música, se ouvir vai lembrar.

- Charm era totalmente voltado para o público feminino, temas refinados, mulheres charmosas...

- Free passava aquela coisa do "desapego", fumar é "cool", mais voltado para a galera da arte, intelectuais.

- Carlton tinha como intuito esbalecer uma onda hedonista, cultuando o prazer, o bem viver...

- Marlboro e seus cavalos, homens rústicos, cowboys, algo bem selvagem.
California 90 e o seu ambiente mais urbano, ligado às grandes cidades, prédios, motos, carros...

- Chanceller e seu slogan suspeito:
"Chanceller - O fino que te satisfaz"
Tantos outros, tantas marcas, acho que eu precisaria de um dia inteiro para lembrar e citar.

Hoje em dia a publicidade tomou outro rumo, perdeu o charme, perdeu essa coisa "dia a dia". Na maioria dos casos as novas propagandas usam e abusam dos recursos gráficos, o que deixa tudo ainda mais superficial do que já é.
Ninguém nunca há de gastar uma fortuna em uma propaganda para dizer:
"Meu produto é uma merda, mas compre"
Claro que há a preocupação de sempre provar que se trata da melhor escolha(Mesmo muitas das vezes sendo mentira).

Conforme já citado acima, havia toda essa preocupação de segmentar, buscar um público em especial. Hoje em dia vejo a grande maioria como pouco atrativas, não me levariam nem a comprar uma bala no trem por R$ 0,10. A Publicidade perdeu o apelo, tudo perdeu o apelo. Hoje em dia é tudo muito "fake". Poneys Malditos, Siris que mostram a bunda na praia, um mix bizarro de Nuvem e ovelha... Coisas lúdicas e informatizadas em demasia.

Para quem lembra e para quem nunca viu, a grande maioria dessas campanhas se encontram no youtube. Vale conferir e conhecer ou relembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário